Deteção de Erosão
Legenda da ESA Categorias de uso do solo da cobertura mundial (10m/pixel , 2020). Mapa do Google Earth Engine, camada “ESA Land Cover”
A maioria das zonas sensíveis à erosão com declive de 3 graus ou mais encontra-se nas camadas “terra estéril” (Barren Land), “terra de cultivo” (Crop Land) e “prados” (Grass Land). A camada “Floresta” é incluída para monitorizar a expansão da “Floresta Alimentar” (Trees) e para detetar a erosão como resultado da desflorestação.
As camadas de categorias de uso do solo especificadas são incluídas no mapa.
Detalhes do SIG fornecidos no mapa
1. Imagens de alta resolução do Google Earth para inspecionar as condições do solo à data da imagem. (Verifique a data em GE>Ver>Imagens históricas). 2. Topografia Sub-bacia do Licungo (FoodForest) – 30m/px DEM raster. Elevação mínima 200m e máxima 2200 metros acima do nível do mar. Deslize a transparência em “Layers” e selecione a caixa Map>Terrain para combinar o DEM com curvas de nível de 20m para uma melhor visualização. (Exemplo) 3. Assume-se que os declives superiores a 3 graus são mais sensíveis à erosão do solo relacionada com a água. Todos os declives que excedam 3 graus de inclinação são coloridos a vermelho (camada “Declive”). 4. É utilizado o ESA Land Use WorldCover para 2020, que contém mais pormenores sobre “terras estéreis”. Também as terras agrícolas e os prados que podem ser afectados pela erosão são incluídos como camadas individuais para facilitar a pesquisa de potenciais áreas de erosão. Para comparação, o algoritmo ESA WorldCover 2021 para 2021 é incluído como camada. 5. Espera-se que o estrato florestal não sofra erosão. No entanto, em caso de desflorestação, é possível acompanhar o impacto da erosão nas zonas florestais e observar as tendências desde 2020. 6. O conjunto completo de camadas de utilização dos solos pode ser avaliado no âmbito do ESA Land Cover Layers. |
Procedimento para monitorizar zonas de erosão conhecidas:
- No “Google Earth (GE)”, faça zoom até à zona erodida conhecida e verifique e memorize a etiqueta do local próximo (não se esqueça de marcar a caixa no GE “fronteiras e etiquetas”)
- Preencher o nome na janela “Pesquisar” do mapa do “Google Earth Engine” na página Web do Maji Yetu.
- Clicar e arrastar o mapa para a localização conhecida pretendida (símbolo de mão no canto superior esquerdo), verificar a categoria de utilização do solo erodido alternando entre as camadas de utilização do solo no canto superior direito.
- Selecionar áreas de interesse (AOI) e guardar no GE como polígonos ou ficheiros kml rectangulares. Partilhar as AOI com os maji yetu para selecionar as zonas adequadas para a monitorização das zonas sensíveis à erosão.
Exemplos de categorias de uso do solo de erosão e desempenho
Visite o mapa do Google Earth Engine com exemplos de erosão e limitações da aplicação das categorias de uso do solo. Neste mapa, será efectuada a rotina de monitorização visual e calculada.