Deteção de Erosão

Legenda da ESA Categorias de uso do solo da cobertura mundial (10m/pixel , 2020). Mapa do Google Earth Engine, camada “ESA Land Cover”
A maioria das zonas sensíveis à erosão com declive de 3 graus ou mais encontra-se nas camadas “terra estéril” (Barren Land), “terra de cultivo” (Crop Land) e “prados” (Grass Land). A camada “Floresta” é incluída para monitorizar a expansão da “Floresta Alimentar” (Trees) e para detetar a erosão como resultado da desflorestação.
As camadas de categorias de uso do solo especificadas são incluídas no mapa.
Detalhes do SIG fornecidos no mapa
| 1. Imagens de alta resolução do Google Earth para inspecionar as condições do solo à data da imagem. (Verifique a data em GE>Ver>Imagens históricas). 2. Topografia Sub-bacia do Licungo (FoodForest) – 30m/px DEM raster. Elevação mínima 200m e máxima 2200 metros acima do nível do mar. Deslize a transparência em “Layers” e selecione a caixa Map>Terrain para combinar o DEM com curvas de nível de 20m para uma melhor visualização. (Exemplo) 3. Assume-se que os declives superiores a 3 graus são mais sensíveis à erosão do solo relacionada com a água. Todos os declives que excedam 3 graus de inclinação são coloridos a vermelho (camada “Declive”). 4. É utilizado o ESA Land Use WorldCover para 2020, que contém mais pormenores sobre “terras estéreis”. Também as terras agrícolas e os prados que podem ser afectados pela erosão são incluídos como camadas individuais para facilitar a pesquisa de potenciais áreas de erosão. Para comparação, o algoritmo ESA WorldCover 2021 para 2021 é incluído como camada. 5. Espera-se que o estrato florestal não sofra erosão. No entanto, em caso de desflorestação, é possível acompanhar o impacto da erosão nas zonas florestais e observar as tendências desde 2020. 6. O conjunto completo de camadas de utilização dos solos pode ser avaliado no âmbito do ESA Land Cover Layers. |
Procedimento para monitorizar zonas de erosão conhecidas:
- No “Google Earth (GE)”, faça zoom até à zona erodida conhecida e verifique e memorize a etiqueta do local próximo (não se esqueça de marcar a caixa no GE “fronteiras e etiquetas”)
- Preencher o nome na janela “Pesquisar” do mapa do “Google Earth Engine” na página Web do Maji Yetu.
- Clicar e arrastar o mapa para a localização conhecida pretendida (símbolo de mão no canto superior esquerdo), verificar a categoria de utilização do solo erodido alternando entre as camadas de utilização do solo no canto superior direito.
- Selecionar áreas de interesse (AOI) e guardar no GE como polígonos ou ficheiros kml rectangulares. Partilhar as AOI com os maji yetu para selecionar as zonas adequadas para a monitorização das zonas sensíveis à erosão.
Exemplos de categorias de uso do solo de erosão e desempenho
Visite o mapa do Google Earth Engine com exemplos de erosão e limitações da aplicação das categorias de uso do solo. Neste mapa, será efectuada a rotina de monitorização visual e calculada.